Em alguns segundos, o veículo passa pela vistoria completa o novo equipamento da RF na Ponte Internacional da Amizade, fronteira com o Paraguai: é o caminhão scanner.
Antes, esta fiscalização era feita pelos agentes. O scanner aumenta em 60 veículos a mais, abordados na ponte por dia.
O caminhão ficou 15 dias em teste e esta semana começou a operar. Como é móvel, o scanner poder ser usado em operações da região. Ele faz parte do pacote de 11 equipamentos comprados pela RF para cobrir a área terrestre de fronteira de fronteira no país. Cada um teve o custo de US$ 3 milhões.
O equipamento não garante somente agilidade, mas segurança também. A PIA é a fronteira mais movimentada do país. Cerca de um milhão de pessoas entram e saem por mês, segundo dados da PF. Com este movimento, muito ilícito acaba passando para o lado de cá. Com o scanner, a RF acredita que será inibido este tipo de crime.
"Algumas vezes flagramos drogas, armas e até contrabando escondidos nestes veículos. Com o scanner, além de ser totalmente vistoriado, podemos inibir o criminoso; sabendo que o equipamento está aqui, ele desiste de passar pela fronteira", disse Ivair Hoffmann, auditor-fiscal da RF/Foz.
Existe uma área de segurança por causa da radiação: oito metros para frente, 30 metros para o lado do scanner e 5 metros para o lado do caminhão, onde passam os veículos. Mas existe a proteção de chumbo. Até o caminhão é movido por controle remoto.
Para o motorista que entra no Brasil legalizado, o equipamento traz benefício. ?Garante mais segurança, com os caminhões que fazem frete e ainda é bem mais rápido?, comentou o motorista paraguaio, Charles Gonçalez.
Redação catve.com / Foz do Iguaçu
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642