Hoje pela manhã nossa equipe esteve na Unidade de Pronto Atendimento I, e o que encontramos foram cenas desesperadoras. Pacientes deitados em banco, em cadeiras, e até mesmo no chão.
Ontem uma mulher de 60 anos, morreu depois de 14 dias a espera de uma vaga hospitalar, ela foi atendida no dia 23 de março com o diagnóstico de uma pneumonia agravada por uma doença pulmonar crônica. A vaga para internamento foi solicitada no dia 7, pedido que foi reforçado por diversas vezes. O caso chegou a parar no Ministério Público, mas a vaga não surgiu a tempo.
Ontem no Hospital Universitário, uma paciente também morreu sem conseguir uma vaga na UTI.
Hoje na UPA I, sete dos 12 pacientes estão há mais de 72 horas esperando vagas em hospitais.
Na UPA II, outros 16 pacientes aguardam por um leito. E na UPA Pediátrica, 12 crianças também estão na fila há mais de 72 horas aguardando uma vaga.
Com a superlotação nas três Upas já existentes, muita gente deposita a esperança na inauguração da Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Veneza. Mas será que o funcionamento de mais essa UPA é capaz de mudar esse cenário caótico.
Para o Presidente da CPI da Saúde, o diferencial da UPA I do Jardim Veneza, será que ela irá atender a demanda daquela região e o atendimento que não tem nas demais UPAS, o da ortopedia, que também vai ajudar a desafogar o atendimento nessa especialidade do Hospital Universitário.
Mas a pergunta é: Quando a UPA do Jardim Veneza irá atender a população?
Um concurso para contratar os profissionais já foi realizado no dia 23 de março, mas o processo ainda está na análise de recursos, se tudo ocorrer bem, a homologação dos aprovados acontece no dia 25 deste mês.
O atendimento na UPA do Jardim Veneza só deve começar quando os aprovados no concurso público forem convocados e tomarem posse o atendimento pra valer por aqui só deve começar no mês que vem.
Mas antes mesmo da UPA ser inaugurada, ela deverá receber mais uma visita dos membros da comissão de saúde, que tem até o dia cinco de maio para concluir o relatório final das investigações.
Jornal Catve 2ª edição
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642