A Associação Civil dos Venezuelanos em Cascavel está se movimentando para arrecadar produtos de primeira necessidade e conta também com a ajuda de brasileiros.
A todo momento chegam mais e mais donativos, que os voluntários separam e identificam antes de fecharem as caixas. São roupas, alimentos, calçados, remédios, produtos infantis e tudo o mais que possa levar um pouco de alento aos conterrâneos.
A campanha começou há três dias e muitos produtos já foram arrecadados. O problema agora é como transportar todo este material até Curitiba, onde uma associação vai fazer o traslado até a Venezuela.
"A maior dificuldade que a gente tem é o traslado. Então, nós somos parte da organização que tem sede em Curitiba e nós precisamos que algum ente governamental nos ajude para a gente levar todos os insumos que a gente está organizando", disse Yosiberica Ramos, comerciante.
Um novo tremor com magnitude de 4,6 na escala Richter atingiu a região mais afetada do país. Por sorte, desta vez não houve estragos nem feridos, mas a situação é crítica no país vizinho. Mais de 1.500 mortos e pelo menos 10 mil desaparecidos, segundo fontes oficiais.
Quem está longe dos parentes sente medo e faz de tudo para ajudar.
Além da associação, pessoas também tentam arrecadar donativos nas ruas, como estas jovens no centro de Cascavel. Cultos religiosos estão sendo realizados pelos mortos e pela recuperação dos feridos.
A situação do país está mobilizando todo o mundo e ainda causa preocupação em quem saiu do país para tentar uma vida melhor.
É o caso de Miguel Espinoza, que está no Brasil há quatro anos, mas ainda tem parentes no país de origem.
"Ninguém espera, porque vai dormir e não espera acordar com uma coisa assim. Eu tenho amigos e conhecidos que perderam tudo, outros perderam a vida e outros bens materiais", contou o comerciante Miguel Espinoza.
Quem quiser ajudar na campanha de arrecadação pode entregar os donativos na sede improvisada da Associação Civil dos Venezuelanos em Cascavel, na Rua Plínio Salgado, n° 1014, no bairro Neva.
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de João Carlo del Rios | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642