A taxa de analfabetismo entre a população de 15 anos ou mais segue em queda no Paraná, segundo dados mais recentes do IBGE. Entre 2024 e 2025, o índice passou de 3,6% para 3,3%, mantendo o Estado entre os menores do país. A média nacional é de 4,9%.
Em Cascavel, a redução também é percebida na rede estadual e municipal, com destaque para o trabalho desenvolvido na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mesmo com os avanços, o município ainda registra cerca de 3,2% de pessoas nessa condição, conforme o levantamento.
Por trás dos números, histórias de transformação mostram o impacto da educação. Aos 70 anos, Maria Milza decidiu mudar a própria realidade. Ela saiu da região norte da cidade e foi até a Escola Municipal Paulo Freire em busca de um sonho antigo: aprender a ler e escrever.
"Quando criança não tive oportunidade, era muito difícil. Depois casei e agora resolvi porque preciso viver, renascer", conta.
O atendimento da Educação de Jovens e Adultos é realizado pelo CEBEJA e por outras unidades da rede municipal e estadual, com turmas em diferentes períodos, especialmente no noturno, para atender quem trabalha durante o dia.
Segundo a coordenação, a procura segue significativa, principalmente entre pessoas acima dos 60 anos, embora também haja estudantes mais jovens em busca de alfabetização ou conclusão da educação básica.
Em Cascavel, unidades como o Centro Paulo Freire concentram parte da demanda da EJA. Informações sobre matrículas podem ser obtidas diretamente nas instituições ou pelo telefone (45) 4001-2839. Na R. Pres. Juscelino Kubitscheck, 373
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Patrícia Cabral | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642