Cotidiano

Entre o susto dos raios e o 'corre para tirar a TV da tomada'

Após dia quente, o início da noite desta quinta-feira (29) foi marcado por trovoadas


O céu de Cascavel resolveu "piscar" mais que luz de Natal no início da noite desta quinta-feira (29). Uma sequência intensa de raios e trovões assustou os moradores e iluminou a cidade, trazendo aquele velho alerta que passa de geração em geração: "tira tudo da tomada!". Após uma tarde de calor abafado, com máxima de 30°C e umidade chegando aos 97%, a instabilidade climática finalmente deu as caras, trazendo uma probabilidade de chuva de 96%.

Apesar do espetáculo visual ser digno de registro, o barulho e a intensidade das descargas elétricas fizeram muita gente abandonar o sofá para garantir que a televisão, o computador e a geladeira não virassem estatística de prejuízo.

Sabedoria de vó ou segurança real?

Aquele hábito de sair correndo para desconectar os aparelhos quando o primeiro trovão estala não é apenas excesso de zelo. Segundo especialistas, a "sabedoria popular" é, na verdade, a medida mais eficaz de prevenção. Quando um raio atinge a rede elétrica, ele pode gerar uma sobrecarga que percorre os fios e "frita" os eletrônicos em um piscar de olhos.

  • O perigo do "standby": Mesmo desligados no controle remoto, aparelhos que permanecem conectados podem ser atingidos.
  • Internet em risco: Não esqueça do roteador! O cabo de rede também pode ser uma porta de entrada para a descarga elétrica.
  • Banho seguro: A recomendação é evitar chuveiros elétricos durante o auge da tempestade para prevenir choques.

Clima de "forno" e muita umidade

O dia em Cascavel foi típico de verão paranaense. A mínima ficou na casa dos 20°C, mas a sensação térmica foi elevada pela umidade relativa do ar, que variou entre 54% e 97%. Com a precipitação acumulada prevista em 3.4 mm, a chuva chega para aliviar o calor, mas exige atenção redobrada com os raios, que são o grande destaque desta noite.

Além de proteger os eletrônicos, a orientação é que as pessoas evitem lugares abertos, como campos de futebol ou estacionamentos, e não fiquem embaixo de árvores ou estruturas metálicas.

Tempestade prevista

A Defesa Civil do Paraná informou que nesta quinta-feira, há risco de tempestades pontualmente intensas, chuva forte em curto espaço de tempo, rajadas de vento, descargas elétricas atmosféricas e granizo localizado, podendo causar queda de galhos, enxurradas, alagamentos, transbordamento de córregos, destelhamentos, danos em plantações, redução da visibilidade em estradas e interrupção no fornecimento de energia.

Cascavel entrou como risco alto para tempestades.


Diego Hellstrom/Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano