Cotidiano

Alistamento Militar 2026 teve início nesta quinta-feira (1º)

Prazo vai até 30 de junho; mulheres podem se alistar voluntariamente


Imagem de Capa

Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O Alistamento Militar 2026 começou nesta quinta-feira (1º) e vai até 30 de junho. É obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino, inclusive os que moram no exterior. Mulheres que completam 18 anos em 2026 podem se alistar voluntariamente.

O alistamento é gratuito, mas quem perder o prazo terá multa e só poderá se inscrever no ano seguinte.

Como se alistar

O registro pode ser feito pela internet, no site do Alistamento Online, usando cadastro no Gov.br. Quem preferir ou não tiver acesso à internet deve procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) a partir de sexta-feira (2), levando documentos de identificação e comprovante de residência.

Alistamento feminino e pessoas com deficiência

O serviço militar feminino oferece 1.467 vagas distribuídas em 145 municípios. Mulheres selecionadas cumprem 12 meses de serviço. Jovens com deficiência podem solicitar isenção, apresentando laudos médicos na JSM.

Próximas etapas

Após o alistamento, os jovens recebem o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e devem acompanhar o site para saber se serão dispensados ou convocados para exames médicos, testes físicos e entrevistas. O serviço militar começa em 2027 e dura um ano.

Consequências de não se alistar

Quem não se alistar fica impedido de obter passaporte, participar de concursos públicos, se matricular em universidades ou assinar contratos com o governo.

Agência Brasil | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano