O que deveria ser um momento de confraternização familiar terminou em tragédia na tarde desta terça-feira (30). Um menino de 11 anos morreu afogado em uma cachoeira em Boa Vista da Aparecida, após ser levado pela correnteza enquanto brincava na água.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 12h30 pelo tio da criança. Segundo o relato, a família estava reunida às margens do rio quando duas crianças, que brincavam no local, foram surpreendidas pela força da água. Os familiares conseguiram resgatar uma delas, mas o menino de 11 anos acabou sendo levado para o meio do rio, em um trecho fundo e com correnteza forte, onde submergiu.
De acordo com o Subtenente Alcir Lasta, do Corpo de Bombeiros, a operação de busca foi complexa devido às variações de profundidade da cachoeira, que chegam a oito metros.
"Após 40 minutos de mergulho, a nossa equipe localizou essa criança. Ela estava aproximadamente a uns 15 metros da margem do rio, a uns três ou quatro metros de profundidade", detalhou o subtenente. Infelizmente, a vítima já estava sem vida quando foi encontrada.
Este é o segundo caso fatal de afogamento envolvendo jovens na região em menos de duas semanas, o que acende um alerta das autoridades de socorro.
Com as altas temperaturas, a procura por rios e cachoeiras aumenta, mas os cuidados devem ser redobrados. O Subtenente Lasta reforçou a necessidade de precaução constante, especialmente com crianças.
"O que devemos alertar são os cuidados. Tem que ter coletes, boias, qualquer meio que, se acontecer qualquer imprevisto, consiga dar um suporte e salvar. O que não podemos fazer é perder um familiar ou amigo num momento de diversão", orientou Lasta.
O oficial ressaltou ainda que cachoeiras escondem perigos invisíveis e que a vigilância sobre os pequenos deve ser absoluta. "Criança na água é um perigo constante. O cuidado é essencial, juntamente com a atenção para não misturar banho de rio com consumo de álcool", concluiu.
Diego Hellstrom/Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642