Foto: André Thiago/Sanepar
As altas temperaturas, associadas ao período de festas e de férias, resultaram em aumentos expressivos no consumo de água tratada em várias regiões do Paraná nos últimos dias.
De acordo com a Sanepar, entre os dias 20 e 27 de dezembro, o Litoral foi a região que mais consumiu água tratada no Estado, com um aumento de 20% no consumo em relação ao mesmo período de 2024. Somente em Guaratuba, o aumento foi de 25% e em Caiobá (Matinhos), de 22%.
No sábado (27), foram consumidos mais de 94 milhões de litros de água nas cidades do Litoral atendidas pela Sanepar (Morretes, Guaraqueçaba, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba). O volume soma 1 milhão de litros a mais do que o registrado no dia 31 de dezembro, pico do consumo em 2024.
O consumo neste único dia seria suficiente para abastecer por um mês a cidade de Capanema, no Sudoeste, com cerca de 20 mil habitantes.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, afirma que a alta demanda já é esperada neste período no Litoral e a Companhia se preparou para garantir a qualidade dos serviços essenciais durante o Verão Maior Paraná, com investimentos que ultrapassam os R$ 22 milhões em logística, tecnologia e autonomia energética.
"Entretanto, o calor excessivo contribuiu para aumentar ainda mais o consumo. Por isso, é fundamental que a população utilize a água de maneira consciente para garantir o abastecimento durante esses picos de consumo", solicita Bley.
TRABALHO ININTERRUPTO - O gerente-geral da Sanepar para Curitiba, Litoral e Região Metropolitana, Fábio Basso, reforça que as equipes da Companhia estão trabalhando ininterruptamente para evitar casos pontuais de desabastecimento e baixa pressão.
As equipes acompanham os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água 24 horas por dia, com revisões frequentes para agir de maneira preventiva, caso seja necessário.
CURITIBA E RMC - "Nós identificamos nos últimos dias um consumo de água bastante elevado, com acréscimos que variaram entre 10 e 25% no consumo. Em Curitiba e Região Metropolitana, tivemos um acréscimo de volume suficiente para abastecer uma cidade com mais de 200 mil pessoas. Isso muito provavelmente por conta das altas temperaturas. É importante o uso bastante racional da água, priorizando a higiene pessoal e a alimentação", explica Basso.
POR TODO O ESTADO - Outras cidades paranaenses também registraram aumento de consumo significativo entre os dias 20 e 27 de dezembro: Tibagi (17%), Maringá (13,2%), Guarapuava (13%), Ponta Grossa (13%), Arapongas (12,5%), Londrina (10,4%), Cambé (10,4%), Umuarama (9,1%), Cascavel (7%) e Foz do Iguaçu (6%).
ALTAS TEMPERATURAS - Um dos motivos para o aumento do consumo de água é o calor. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas estão acima da média.
Desde o dia 22, várias cidades estão com temperaturas máximas pelo menos 5°C acima da temperatura máxima média para o mês de dezembro.
AEN/PR
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642