Imagem Prefeitura de Farroupilha
Um tornado atingiu a cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, na terça-feira (23). O fenômeno climático deixou danos e mobilizou diversas equipes do Município.
O evento foi classificado como um tornado pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e a confirmação ocorreu após análise técnica de imagens e avaliações.
Os registros aéreos feitos na comunidade de Vila Rica, local mais afetado, evidenciam que os destroços foram lançados em múltiplas direções, característica típica de tornados. Segundo os meteorologistas, os ventos ultrapassaram 100 km/h, configurando um evento de curta duração, porém de alto impacto.
A comunidade de Vila Rica teve aproximadamente 20 casas destelhadas e danos severos à Escola Municipal José Chesini, que sofreu destelhamento quase total e alagamentos internos. Houve ainda registros de quedas de árvores e de fiação elétrica sobre vias públicas.
Apesar dos estragos significativos, não houve feridos. As famílias que tiveram suas casas comprometidas foram acolhidas por parentes e amigos, não havendo registro de desabrigados ou desalojados.
Além de Vila Rica, equipes municipais e estaduais atuaram em ocorrências na Rua Pedro Antonello, no acesso ao bairro Primeiro de Maio, na comunidade de São Luiz e no bairro Imigrante, onde também houve destelhamentos pontuais.
A Defesa Civil Estadual permanece em apoio ao município para as medidas de gerenciamento do desastre e acompanhamento das instabilidades, que seguem previstas ao longo desta quarta-feira, 24 de dezembro, com possibilidade de chuva moderada a forte em diversas regiões do Estado.
Nota Defesa Civil do Rio Grande do Sul
"O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual acaba de confirmar que trata-se de um tornado o fenômeno ocorrido na tarde de terça-feira (23/12), na cidade de Farroupilha.
A confirmação adveio da análise de imagens do local, obtidas pela equipe do Departamento de Gestão de Riscos, e realizada por profissionais do Centro de Monitoramento da Defesa Civil gaúcha.
As imagens aéreas do desastre na comunidade de Vila Rica, interior de Farroupilha, mostram que o padrão de danos indica que os destroços foram jogados em diferentes direções, o que caracteriza o fenômeno.
As imagens mostraram o avanço de uma tempestade sobre o local atingido, sendo que os ventos provavelmente superaram os 100 km/h na localidade, e geraram um tornado de curta duração.
Às 12h58 o Centro de Operações enviou alerta Laranja para a região de Farroupilha, incluindo a localidade atingida, com potencial para chuva, vento e raios.
A equipe da 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, com sede em Caxias do Sul, esteve na cidade de Farroupilha para apoiar a gestão local no levantamento dos danos e eventuais medidas de gerenciamento do desastre que serão adotadas."



Imagens Prefeitura de Farroupilha
Evelyn Antonio com Prefeitura de Farroupilha | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642