Catve
O Programa Responsável Legal foi lançado em Cascavel. A iniciativa vai oferecer lar temporário para cães e gatos vítimas de maus-tratos. Famílias acolhedoras podem fazer o cadastro e vão ficar com os animais por até 15 meses. Nesse período, receberão auxílio que inclui serviços como castração, imunização e atendimento veterinário.
"Promover o acolhimento temporário para cães e gatos em situação de vulnerabilidade e fortalecer o cuidado comunitário", esse é o objetivo do programa "Responsável Legal" que, no ano passado, se chamava programa "Tutor Legal".
A apresentação do programa para a comunidade escolar foi realizada no bairro Floresta, região norte da cidade, no ginásio lotado da Escola Municipal da Transparência. Com isso, a partir desta sexta-feira (12), o programa começa a funcionar oficialmente.
Quem compareceu oficialmente, de acordo com o protocolo, foi o Procão, mascote do setor de bem-estar animal, que fez também a alegria dos alunos.
A intenção do programa é atender apenas animais que sofrem maus-tratos. A família acolhedora vai ter acesso a um pacote de assistência que inclui apoio médico-veterinário, ração, castração e vacina para o animal.
A primeira família cadastrada já foi oficializada: a da coordenadora pedagógica da escola.
Além de tudo, esse programa também envolve afeto. A princípio, o lar será temporário, depois, o animal pode voltar para o dono.
Em agosto deste ano havia sido lançado o programa de gestão animal que atendia um pedido do Ministério Público. Segundo a secretária de meio ambiente, Beatriz Bertoglio, isso não tem relação com o programa lançado.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Patrícia Cabral | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642