Catve
Como parte das comemorações dos 47 anos do Zoológico de Cascavel, foi realizada, nesta quarta-feira (10), uma visita guiada entre setores importantes do zoo, mas que não são abertos para visitação. Entre eles, a cozinha, o centro cirúrgico e a maternidade, onde estão três filhotes de felinos.
O dia foi para conhecer o zoológico além dos recintos, um passeio bem diferente. Primeiro, a cozinha para acompanhar a preparação de alimentos e entrega de refeições.
Por semana são mais de 1.040 maços de verdura, 490 Kg de legumes e frutas e 300 Kg de carne. Um cardápio variado e selecionado para complementar a alimentação natural dos animais.
O que é preparado é levado separado em bandejas pelo tratador. O primeiro recinto servido é o das aves.
Próxima parada: áreas de manejo e corredor de segurança. No serpentário, já que é imersão, a equipe da Catve teve um contato bem próximo com uma Píton Real. Ela não é venenosa, mas ataca por sufocamento. O metabolismo das serpentes é lento, elas se alimentam a cada 15 ou 20 dias e, no inverno, comem a cada 60 dias.
No zoo, também tem um ambiente inclusivo, que já tem projeto de ampliação para 2026. No local fica a Blue, uma arara cega.
No setor extra, os prédios do ambulatório e o quarentenário, onde os animais em adaptação ou tratamento ficam alojados. Um deles é o filhote de Veado Bororó, de mais ou menos quatro meses, o Tauã, que está sendo amamentado. Ele vai ficar por lá por mais algumas semanas.
No local, também estão três novos felinos: filhotes de gatos do mato, filhos da Sofi, que veio de Espigão Azul e do Kovú, que veio de Londrina. Eles se conheceram no zoo e os bebês têm 40 dias, nasceram no dia 25 de outubro. São dois machos e uma fêmea. Assim que eles crescerem, vão para os recintos para visitação. Inclusive, está aberta uma votação para escolher os nomes.
O ambulatório também funciona no setor, bem como o centro cirúrgico, que é onde os animais do zoo passam por checkup. Todos os procedimentos são agendados.
A partir do dia 20 de dezembro até o fim das férias escolares, o zoo vai ficar aberto de terça-feira a domingo.
Para escolher nome de gatos-do-mato

VOTAÇÃO:
Opção 1
• Cauã (macho) - Tupi, "gavião", simboliza visão aguçada e agilidade
• Jaguar (macho) - Tupi-Guarani, remete ao maior felino das Américas, representando força
• Anahi (fêmea) - Guarani, "voz doce" ou "flor"
Opção 2
• Raoni (macho) - Tupi/Txucarramãe, significa "onça" ou "grande guerreiro"
• Rudá (macho) - Tupi, divindade do amor ou "guardião"
• Yara/Iara (fêmea) - Tupi, "senhora das águas", ligada à beleza e ao mistério da natureza
A votação será divulgada nas redes oficiais da Prefeitura e do Zoológico na sexta-feira (14), dia do aniversário do parque.
Para visitar, basta resgatar gratuitamente o ingresso online aqui
Reportagem Patrícia Cabral | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642