Imagem: Roberto Dziura Jr./AEN
A construção da Ponte de Guaratuba alcançou 85% de execução em novembro. A obra, que liga Guaratuba e Matinhos sobre a baía, tem previsão de entrega para abril do ano que vem.
O serviço mudou a paisagem das duas margens e promete substituir a travessia por ferry-boat, que há décadas concentra filas e limita a circulação no litoral paranaense.
O Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex comentou "falta muito pouco, são menos de 50 metros para que as pontas se encontrem e possam unir Matinhos com Guaratuba".
O projeto soma 1.240 metros de extensão e investimento superior a R$ 400 milhões. A ponte terá quatro faixas de tráfego, ciclovia, passeios e iluminação. Segundo o Governo Estadual, a meta é garantir circulação mais rápida e ampliar a integração entre as cidades litorâneas.
Na parte estrutural, a fundação está quase concluída, com 63 das 64 estacas concretadas. A mesoestrutura avançou com 19 travessas responsáveis por sustentar as vigas. Na superestrutura, 153 vigas longarinas foram produzidas e 128 já estão instaladas. Dezesseis vãos do trecho pré-moldado foram finalizados, o que resulta em 680,6 metros prontos. A ponte terá 23 vãos no total.
O trecho estaiado, considerado o destaque visual da obra, também evoluiu. As torres principais já têm estacas e pilares concluídos. As equipes finalizaram nove pares de aduelas em cada torre, somando 228 metros executados dos 320 previstos. Sete pares de estais foram instalados em cada uma das estruturas.

Os acessos nos dois lados seguem em execução. Em Guaratuba, o trecho viário de 940 metros inclui o rebaixamento de um morro, com contenções em solo grampeado e cortina atirantada. As etapas de solo grampeado e estacas raiz estão concluídas, enquanto seguem escavações, instalação de tirantes e vigas de travamento.
Em Matinhos, as equipes instalam o muro de solo reforçado que fará a ligação direta com a ponte.

Nos dois lados, a previsão é movimentar 200 mil metros cúbicos de solo e aplicar 50 mil metros quadrados de pavimentação até o início de 2026, com camadas de subleito, sub-base, base e revestimento asfáltico. O avanço mais intenso ocorreu nos últimos dois meses, e a expectativa é manter esse ritmo até a conclusão.


Imagens: Roberto Dziura Jr./AEN
Bruna Guzzo | Catve.com com AEN-PR
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642