Cotidiano

Plano de arborização urbana de Cascavel está desatualizado

Segundo levantamento de 2015, perímetro urbano tinha 76.557 árvores


Imagem de Capa

Os números do plano de arborização urbana de Cascavel estão desatualizados há 10 anos. De lá para cá, o perímetro urbano do município cresceu muito, inclusive pela expansão territorial.

De acordo com o levantamento feito em 2015, o perímetro urbano tinha, até então, 76.557 árvores. Hoje seriam cerca de 100 mil, mas a confirmação depende de um novo estudo.

A região central é a mais arborizada, com mais de 8.600 árvores, mas, segundo o plano da época, ainda havia espaço para pelo menos outras 3.400.

Em algumas áreas da região oeste da cidade, havia, há uma década, apenas 194 árvores plantadas, embora houvesse espaço para mais de 1.100.

Ainda de acordo com o estudo, o número considerado ideal era superior a 128 mil árvores, ou seja, já faltavam 52.186, sem contar a expansão urbana acelerada dos últimos anos.

A arborização não é apenas questão ambiental, mas também de saúde pública.

"A Organização Mundial da Saúde (OMS) fala que, por cidadão, deveríamos ter pelo menos 12 m² de área verde. Esse é o mínimo; o ideal seria 36 m²", explicou Aline Heberle, engenheira ambiental do IAT.

Segundo a responsável pelo setor, nem todas as árvores podem ser plantadas no mesmo local de onde outras são retiradas.

"Quando fazemos a retirada da árvore, realizamos uma avaliação no momento da vistoria para verificar se aquele espaço permite o plantio de outra espécie, porque existe a lei das calçadas", afirmou Olga Tschá, secretária de Meio Ambiente.

A defasagem dos números do plano de arborização pode chegar a 40%, mas o município já tem planejamento para o ano que vem contratar uma empresa que, por meio de georreferenciamento, fará a atualização de todos os dados.

Confira mais detalhes no vídeo:


Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano