Imagem: Reprodução/Redes Sociais
Uma capivara chamou atenção de moradores e turistas ao ser flagrada tomando banho de mar na Praia do Calheiros, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina. O registro, feito na tarde de sábado (6) por uma banhista, mostra o animal nadando tranquilamente entre as pessoas que aproveitavam o dia de calor, os termômetros chegaram a 26 °C no município.
A cena inusitada ocorreu em um dos balneários mais procurados da região, conhecido pelas águas calmas e transparentes. Apesar da tranquilidade do animal, especialistas reforçam que, por mais dócil que pareça, não é indicado tentar se aproximar ou alimentar capivaras.
Maior roedor do planeta, a espécie Hydrochoerus hydrochaeris vive normalmente às margens de rios e lagos, mas também pode aparecer em áreas litorâneas. De acordo com biólogos, capivaras não costumam ser agressivas, exceto quando se sentem acuadas ou quando fêmeas estão protegendo filhotes. O alerta maior, porém, é para a possibilidade de transmissão de carrapatos, principalmente durante os meses mais quentes.
Como são animais silvestres protegidos por lei, qualquer situação em que uma capivara fique presa ou desorientada deve ser comunicada aos órgãos ambientais locais.
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642