Meteorologista Bianca de Ângelo, do Simepar
Imagem: Catve.com
A Defesa Civil de Cascavel alerta para um período de instabilidade nos próximos dias devido a um sistema de baixa pressão formado nos países vizinhos, em direção ao Rio Grande do Sul, que dará origem a um ciclone extratropical.
Ao longo desta segunda-feira (08), a chuva deve se espalhar por várias regiões do Estado, começando pelo oeste e avançando em direção ao leste. A meteorologista Bianca de Ângelo, do Simepar, informou que há chance de rajadas de vento mais fortes e também de granizo em algumas áreas.
Os maiores efeitos do ciclone são esperados para terça-feira (09), quando temporais devem atingir várias regiões do Estado, com chuva intensa, raios e risco de granizo. Os acumulados podem passar de 100 mm em alguns pontos, principalmente nas áreas destacadas em laranja no mapa.

Na quarta-feira (10), mesmo com o ciclone já em alto mar, o Paraná ainda pode registrar rajadas de vento. No leste do Estado, as rajadas podem chegar a 80 km/h. Na quinta-feira (11), a intensidade do fenômeno diminui de forma significativa, e a previsão indica apenas pancadas rápidas no oeste.
E na sexta-feira (12), o ciclone já não terá mais influência na região, mas um novo sistema de baixa pressão deve se formar no Paraguai, o que pode favorecer temporais isolados no oeste do Estado.
A orientação é para que a população busque abrigo seguro durante episódios de chuva forte ou vento intenso.
Em caso de necessidade ou emergência, os moradores podem entrar em contato pelo 199, da Defesa Civil, ou 193, do Corpo de Bombeiros.
PREVISÃO PARA CASCAVEL
A segunda-feira (08) começou com tempo mais nublado em Cascavel. A previsão para a cidade é de mínima de 21°C, máxima de 25°C, ventos de até 52 km/h e umidade do ar entre 76% e 98%.
Bruna Guzzo | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642