Cotidiano

Cmei do bairro Maria Luiza: previsão de entrega é para 26 de dezembro

Aulas só devem começar em fevereiro


Catve

O Cmei do bairro Maria Luiza, em Cascavel, passa por obras e a conclusão estava prevista para este mês de dezembro. O contrato diz que 26 de dezembro é a data limite para fazer a entrega e, segundo os trabalhares, o prazo vai ser cumprido. Mas, em relação ao início das aulas, a expectativa era que o ano letivo de 2026 começasse no local, mas isso não vai acontecer, porque ainda vai ser necessário um tempo para organização.

"Nós vamos receber essa obra no dia 26 de dezembro, depois tem toda a parte de higienização, de janeiro, para trazer a questão de imobiliário que está tudo pronto, já tudo já comprado e confeccionado, para, no mês de fevereiro, quando abrir o calendário oficial, começar as matrículas", disse a Secretária de Educação Marcia Baldini.

Além disso, o Cmei foi tema de uma reunião do Siprovel, realizada na última quinta-feira (4). Segundo o Sindicato, existe uma falta de profissionais nas instituições de ensino municipais e, o sindicato não é a favor de que o Cmei seja inaugurado sem o quadro completo.

Integrantes da comissão permanente de negociações do magistério, esperavam que representantes da Secretaria de Planejamento, Secretaria de Finanças e Secretaria de Educação apresentassem as resoluções referentes às solicitações do sindicato.

O Siprovel cobra a convocação de aprovados no concurso público para complementar os quadros dos 59 Cmeis e 65 escolas de Cascavel.

A prefeitura alega que o chamamento está sendo realizado de acordo com o número de vagas previsto na LDO de 2025. Segundo a lei de planos e cargos, nº 6445, de 2014, as vagas existentes são:

Professor - 2.910
Professor de Educação Infantil - 942
Professor de Educação física - 6

Foi publicado no Diário Oficial 26 convocações, mas, que segundo o sindicato, não contemplam a defasagem. Atualmente, segundo o levantamento do Siprovel, existem 259 vagas efetivas existente nas escolas, sendo:

Agente de apoio - 51
Instrutor de informática - 6
Monitor de biblioteca - 17
Professor - 172
Secretário escolar - 13

Além disso, também existem 124 vagas para professor temporário e nove para agente de apoio temporário.

Já a situação de vagas abertas nos Cmeis, segundo o Siprovel, é:

Agente de apoio - 33
Professor - 25

Além de 22 para agente de apoio temporário e 33 para professor temporário.

Para 2026, estão previstas inaugurações de novas unidades escolares, como o Cmei Maria Selestina Garboça Mecabô, no Maria Luiza. O sindicato diz ser contra.

"O Cmei não começa com todas as turmas, o Centro Municipal da Educação Infantil começa com algumas turmas. Para as turmas que vão iniciar terão professores, as outras salas é um processo gradativo que só vão abrir se tiver realmente profissionais", falou a Secretária sobre a situação.

Confira os detalhes no vídeo acima.


Reportagem Déborah Evangelista e Patrícia Cabral | CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano