Catve
As águas da Foz do Rio Iguaçu pelo solo argentino é um olhar diferente para conhecer as Cataratas. É dar um pulo na feirinha que está mais moderna, ver a ponte da integração com vista privilegiada. A visita tem lá seu preço, tem que pagar com paciência.
O Jaime representa o Visit Iguassu, uma instituição privada sem fins lucrativos que é responsável em promover o destino Iguaçu, que inclui Foz do Iguaçu no Brasil, Cidade do Leste no Paraguai e Puerto Iguaçu, na Argentina. Convencer o turista a atravessar a fronteira entre Brasil e Argentina, é um desafio por conta da fila para os trâmites de migração, já que o atendimento é um por um.
O Marco das Três Fronteiras, na Argentina, é um local visitado por muitos brasileiros, mas para isso precisa cruzar a Ponte Internacional Tancredo Neves e fazer todo o trâmite migratório. Dependendo da época do ano, a fila pode demorar de duas até três horas. O Ministério da Segurança Nacional da Argentina reconhece que a burocracia é um problema.
A ministra da pasta do país vizinho, em rara declaração, reconheceu que a migração traz problemas de desenvolvimento econômico. As filas, ainda de acordo com a ministra, são um problema.
"No caso de Porto Iguaçu, o problema é muito sério porque a Argentina perde uma série de oportunidades", relatou a ministra da segurança nacional da Argentina, Patricia Bullrich.
Agora, o governo da Argentina deu um passo importante para resolver o problema das filas. Na última semana, foi criada uma agência especializada em migrações. A promessa é dar um fim nas filas, especialmente em Porto Iguaçu, com fluidez no trânsito.
"Um fluxo que é cada vez mais rápido na entrada. temos um ponto que é muito complexo que é, por exemplo, a Tancredo Neves, onde muitas vezes é impossível que entrem em Porto Iguaçu por horas e horas na demora na entrada do país." explica a ministra Patricia Bullrich.
Em setembro de 2025, a Direção Nacional de Migrações da Argentina anunciou a instalação de reconhecimento facial e leitura de impressões digitais para identificação em tempo real de viajantes com prioridade em Porto Iguaçu. A medida foi publicada em diário oficial. Na prática até agora nada mudou, e a alta temporada de turistas iniciou.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Renan Gouvêa | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642