Catve
O temporal que atingiu Cascavel na noite desta segunda-feira (1º) deixou transtornos na cidade. De acordo com o Simepar, em poucas horas o acumulado chegou a 46,2 mm de chuva. Vários pontos de alagamentos mais uma vez foram registrados com ruas inundadas, comércio prejudicado e pessoas expostas a situações de risco, árvores arrastadas e asfaltos despedaçados.
Na Rua Cezário Bazak, na Região do Lago, um carro ficou ilhado e precisou ser resgatado. O motorista, inclusive, estava indo socorrer o chefe que teve problemas com o carro por conta do temporal. Segundo o Corpo de Bombeiros, dois veículos ficaram ilhados neste trecho e foram arrastados para dentro do Lago, sendo que um motorista estava dentro de um dos veículos e foi resgatado.
Uma família inteira ficou ilhada. O quintal da casa localizada na rua Belo Horizonte ficou alagado. A água chegou aos joelhos do morador, o Corpo de Bombeiros foi acionado, após o riacho que passa atrás do imóvel transbordar com a chuva intensa e causar o alagamento.
A recomendação é que os moradores evitem atravessar áreas alagadas, fiquem atentos a possíveis riscos elétricos e busquem locais seguros até que a situação se normalize.
Já uma casa localizada na Rua Minas Gerais, entre as ruas Vicente Machado e Olavo Bilac, foi invadida pela água que avança pela frente da residência enquanto o morador utiliza um rodo para evitar que o volume alcance os cômodos.
Água na calçada e na entrada do restaurante localizado na rua São Paulo, no Centro, os clientes não conseguiam acessar o local. Os funcionários se apressaram para tentar evitar que a água entrasse no estabelecimento, mas mesas e cadeiras foram arrastadas.
Na mesma quadra, outro restaurante afetado. Segundo a gerente do local, os bueiros tomados pelo lixo não dão conta do escoamento.
Várias outras regiões da cidade foram afetadas. inclusive um dos locais, já conhecido por esse tipo de situação, a rua Salgado Filho. O temporal arrancou uma árvore, que foi carregada pela correnteza. O asfalto ficou aos pedaços, parte da rua destruída e intransitável.
Outros pontos de alagamentos constantes na cidade, também foram atingidos como a baixada da rua Pio XII com a Carlos Pierozan, o nível da água estava alto, mesmo assim, com cautela os motoristas ainda conseguiam trafegar.
No cruzamento da rua Bororós com Potiguares houve mais transtornos. De longe dá impressão de que o carro está atravessando um rio. Outros veículos param sem condições de seguir. Alguns motoristas se arriscam.
A chuva ainda causou interrupção de energia, um raio provocou instabilidade nos sistemas de comunicação da Defesa Civil. A população precisou entrar em contato diretamente com o Corpo de Bombeiros pelo número 193. O serviço foi restabelecido.
O trabalho da Defesa Civil continua. O muro nos fundos desta casa na rua Adolfo Garcia no bairro Brasmadeira despencou. José é proprietário do lote ao lado da casa, foi no terreno dele que os escombros caíram.
"Não suportou o peso da chuva e da enxurrada que cai aqui. Essa água não é encanada pra rua, cai tudo aqui (no terreno). Choveu demais ontem, foi empoçando e caiu o muro", explicou José.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Patrícia Cabral | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642