Um vídeo que circula nas redes sociais mostra estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar João Turin, em Curitiba, marchando enquanto cantam uma canção de TFM (Treinamento Físico Militar) do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) do Rio de Janeiro. Confira a letra:
"Homem de preto, o que é que você faz? Eu faço coisas que assusta o satanás.
Homem de preto, qual é sua missão? Entrar na favela e deixar corpo no chão.
O Bope tem guerreiros que matam fogueteiros. Com a faca entre os dentes, esfola eles inteiros. Mata, esfola, usando sempre o seu fuzil"
As imagens foram divulgadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).
A data da gravação ainda não foi confirmada. O secretário de Educação, Roni Miranda, informou que está apurando se o registro é recente ou se corresponde a um episódio ocorrido em 2023. No vídeo, os alunos aparecem marchando ao redor da quadra, acompanhados por um monitor, entoando um canto que faz referência ao Bope.
Confira o posicionamento da Secretaria Estadual de Educação:
"Os colégios cívico-militares têm se destacado em grandes projetos educacionais, como o Ganhando o Mundo e o Maratona Tech, torneio nacional de tecnologia no ensino que teve o Estado como grande campeão. Manifestações nessa linha não condizem com o compromisso do Paraná baseado em educação cidadã e transformadora".
Gabi Lira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642