A noite desta quinta-feira (27) foi marcada pelo reconhecimento à bravura e pelo anúncio de um reforço histórico para a segurança pública de Cascavel. Durante a reunião mensal do COGESP (Conselho dos Gestores de Segurança Pública), realizada no Centro de Convivência dos Advogados (CCA), profissionais que atuaram no resgate às vítimas do incêndio no Edifício João Batista receberam Menção Honrosa e certificados de bravura.
O incêndio, ocorrido no dia 15 de outubro no 13º andar do prédio no centro da cidade, exigiu ação extrema das equipes de socorro. A homenagem, proposta pelos deputados estaduais Marcio Pacheco e Gugu Bueno, celebrou a vida dos sobreviventes e a coragem dos bombeiros que arriscaram a própria integridade física durante a ocorrência.
Além da cerimônia emotiva, o evento serviu como palco para o anúncio de uma conquista. O deputado Marcio Pacheco confirmou a liberação de recursos para equipar o Corpo de Bombeiros de Cascavel com uma tecnologia de ponta.
"Como ação concreta depois daquela tragédia, tivemos uma luta muito forte com o deputado Gugu Bueno, com o deputado Batatinha e a sensibilidade do nosso governador Ratinho Júnior. Um investimento de mais de R$ 10 milhões já está assegurado para que Cascavel tenha uma plataforma de 56 metros de altura", afirmou Pacheco. O equipamento é essencial para salvamentos em grandes altitudes, preparando a cidade para eventuais incidentes de grande magnitude.
Um dos momentos mais tocantes da noite foi o depoimento do Sargento Edemar de Souza Migliorini. Ele foi um dos responsáveis diretos pelo salvamento de uma vítima que estava prestes a cair da janela do apartamento em chamas. Migliorini, que sofreu queimaduras durante a ação e precisou ser hospitalizado, falou sobre a recuperação e a adrenalina do momento.
"Eu percebi que teria que retirar ela da janela. Eu não esperava que ela já estivesse para o lado de fora do prédio. Foi um momento decisivo, de ação rápida", relatou o sargento.
Com 20 anos de corporação, o militar destacou que, apesar da experiência em diversos incêndios, aquela foi a primeira vez que lidou com uma situação tão crítica envolvendo vítima e risco iminente de queda. "Não tinha muito o que pensar, o risco era alto. Eu a retirei com o auxílio do colega Carlos Batista. Sofri queimaduras, mas estou me recuperando, quase 100% já. A gente fica feliz e agradecido pela homenagem", completou Migliorini.
O evento reuniu comandantes das forças de segurança, membros do Ministério Público, do Poder Judiciário e lideranças da sociedade civil, reforçando a integração entre as instituições em prol da proteção da comunidade cascavelense.
Diego Hellstrom/Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642