A Operação Tapa-Buracos segue em ritmo acelerado pelas ruas e avenidas de Cascavel. O serviço, que não pode ser interrompido, já tem novas etapas previstas a partir da próxima semana. Desde terça-feira (11), equipes atuam em 11 bairros, como no Floresta, na região norte, onde dezenas de pontos já receberam manutenção.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, três equipes atuam diretamente no serviço, com apoio de outra equipe da Secretaria de Agricultura. "Conseguimos aplicar, esta semana, 360 toneladas de massa asfáltica fazendo o tapa-buracos. Vamos seguir até amanhã e, no início da próxima semana, faremos uma nova reunião para dar continuidade. Vamos manter nossas três equipes, mais a da Agricultura, para assegurar o serviço continuado", afirma Marcos Almeida, engenheiro da Secretaria de Obras.
Apesar dos avanços, o trabalho é considerado emergencial, pois ameniza a situação, mas não resolve definitivamente o problema da pavimentação. Segundo representantes da Secretaria, a durabilidade do asfalto diminuiu ao longo dos anos. Antes, a vida útil era de cerca de 20 anos; agora, com mudanças nos materiais utilizados, passou para aproximadamente 10 anos.
"O asfalto antigo, até 2004, tinha vida útil de 20 anos. Depois disso, com a mudança do material CAP nas refinarias da Petrobras, esse período caiu para 10 anos. As projetoras não conseguem acompanhar a demanda de recuperação nesse intervalo, o que gera acúmulo de manutenção. Agora temos asfalto com projeção de até 50 anos, mas a manutenção atual ainda está defasada", finaliza o engenheiro.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642