Cotidiano

Dois colégios de Cascavel encerram consulta para modelo cívico-militar

Três escolas da região já tiveram definição


A consulta pública para implantação do modelo cívico-militar e para adesão ao programa Parceiro da Escola foi encerrada em quatro colégios da região de Cascavel. A votação envolveu professores, pais e estudantes maiores de 18 anos, durante dois dias.

Segundo o Governo do Estado, o Paraná terá mais 33 colégios cívico-militares em 2026, totalizando 345 instituições neste formato. A aprovação estadual chegou a 66%. Já o programa Parceiro da Escola foi aprovado em 14 colégios de 11 municípios.

Na região, três colégios tiveram resultado definido. Em Cafelândia, o Colégio Estadual Alberto Santos Dumont aprovou a implantação do cívico-militar. Em Vera Cruz do Oeste, a comunidade rejeitou o modelo no Colégio Marquês de Paranaguá.

Em Cascavel, o Colégio Olinda Truffa de Carvalho, no bairro Universitário, não aprovou a adesão ao programa Parceiro da Escola.

Já no Colégio Estadual Andreia Neres dos Santos, no bairro Riviera, não houve quórum: das 605 pessoas aptas a votar, apenas 30% compareceram. Como não foi atingido o mínimo de 50% mais um, a decisão passa para a Secretaria de Estado da Educação.

"É o caso do Colégio Andreia Neres, no bairro Riviera. Como não houve quórum, a resolução governamental permite que a Secretaria de Educação decida se irá implantar ou não o modelo cívico-militar, já que a comunidade teve a oportunidade de se manifestar, mas não compareceu em número satisfatório", explica Rosimar Baú, chefe do Núcleo Regional de Educação de Cascavel.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano