Cotidiano

Consulta pública define possível novo colégio cívico-militar e adesão ao Parceiro da Escola em Cascavel

Comunidade vota para decidir implantação do modelo cívico-militar no Riviera e inclusão do Colégio Olinda


Começou a consulta pública que vai definir a implantação de um novo colégio cívico-militar e também a adesão ao Programa Parceiro da Escola em Cascavel. São duas votações: uma para decidir se o colégio do bairro Riviera será transformado em cívico-militar; e outra para definir se o Colégio Estadual Olinda Truffa de Carvalho passará a integrar o Parceiro da Escola.

O modelo cívico-militar combina administração civil com a presença e apoio de militares da reserva. Em Cascavel, o colégio que pode aderir ao modelo é o Colégio Estadual Andreia Neres dos Santos, no Riviera, que atende cerca de 600 alunos. A decisão será tomada pela comunidade escolar.

"A importância da participação da comunidade escolar está relacionada às decisões do próprio ambiente educacional. Vir, votar, opinar sobre como será o próximo ano letivo é fundamental. Depois, não adianta reclamar se não houve participação efetiva", destaca a professora Eliane Toqueto.

A consulta está sendo realizada em 50 colégios de 34 municípios do Paraná, selecionados por critérios específicos. Não podem participar, por exemplo, unidades com dualidade administrativa. Pela primeira vez, o governo autorizou que colégios estaduais de ensino em período integral também participem da votação, 20 deles estão incluídos no processo.

"A adesão é decidida pela comunidade de cada colégio. Estamos convocando os pais para que venham votar e votem ‘sim’ para o modelo cívico-militar, considerando que a experiência no Paraná tem sido muito significativa. Mais de 90% dos pais com filhos em escolas cívico-militares são favoráveis à modalidade", afirma Rosimar Baú, chefe do Núcleo Regional de Educação de Cascavel.

A comunidade local também demonstra apoio.

"Nós achamos muito bacana. A implantação do cívico-militar vai contribuir em todos os segmentos da nossa comunidade", afirma Eloir Alves, presidente da Associação de Moradores do Riviera.

Atualmente, Cascavel possui cinco colégios cívico-militares: Olivo Fracaro, Brasmadeira, Julia Wanderley, Santos Dumont e Cataratas. Outras instituições do Núcleo Regional de Educação também participam da consulta: o Colégio Alberto Santos Dumont, em Cafelândia, e o Colégio Paranaguá, em Vera Cruz do Oeste.

No caso do Colégio Olinda Truffa de Carvalho, a votação é referente ao Programa Parceiro da Escola, que busca otimizar a gestão e infraestrutura das unidades por meio de parcerias com empresas. Em todo o Paraná, 96 colégios estão aptos a participar; na região de Cascavel, são 13.

"Nós já temos quatro colégios parceiros em Cascavel e estamos consultando a comunidade para um quinto, que seria o Colégio Olinda. O que muda? A direção e equipe gestora ficam mais focadas na parte pedagógica, enquanto a empresa parceira assume a administração e manutenção da escola", explica Baú.

As consultas públicas ocorrem em dois dias. As votações começaram nesta segunda-feira (17) e seguem até terça (18), das 8h às 22h. Os resultados serão divulgados pela Secretaria de Estado da Educação.

"Se tivermos quórum simples - 50% mais um - até terça, às 22h, os votos serão computados e oficializados na quarta-feira pela Seed. Se o quórum não for atingido, haverá mais um período de votação na quarta, até o meio-dia. Depois disso, faremos a contagem final e a Seed oficializa o resultado", finaliza Baú.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Patrícia Cabral | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano