Imagem: Instagram / @risso4x4
Nuvem funil se formou no céu de Palotina, no Oeste do Paraná, na tarde desta quinta-feira (13).
O Simepar divulgou um vídeo gravado por um morador que mostra o fenômeno com o funil descendo parcialmente.
Apesar da aparência, não há confirmação de que a formação tenha tocado o solo, condição necessária para ser classificada como tornado. O Simepar informou que a estrutura é uma nuvem funil e explicou que somente com o contato com o chão o fenômeno poderia ser considerado tornado.
O órgão também destacou que a formação não surgiu de uma supercélula, tipo de tempestade que costuma gerar tornados mais fortes. Sem essa característica, eventuais tornados tendem a ser mais fracos. Nenhuma imagem recebida indica que o funil alcançou o solo. Não há registro de danos ou feridos.
NUVEM FUNIL
Nuvem funil é uma coluna estreita de gotículas de água condensada que desce da base de uma nuvem de tempestade. Ela apresenta rotação, mas não toca o solo. Em algumas situações, o fenômeno pode evoluir para tornado se a circulação de ventos atingir o chão.
Bruna Guzzo | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642