O baile de encerramento das atividades de 2025 do Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz, em Cascavel, reuniu muita alegria nesta quinta-feira (13). E quem deixou a festa ainda mais animada foi o cantor Valdir Pasa, conhecido em todo o Brasil como o "fandangueiro".
Nascido em Verê (PR) e criado em Rondônia, onde viveu desde os 13 anos, Valdir traz a comunicação no DNA. "Sempre militei na comunicação. Trabalhei no rádio por alguns anos, trabalhei na televisão, especialmente em Rondônia por mais de 20 anos. A música sempre fez parte da minha vida. Até 2019 ela aparecia só em participações, em eventos. Meu pai era agricultor e eu descobri cedo que não me dava muito bem com a enxada e a foice", contou o artista.
Hoje morando em Florianópolis (SC), Valdir lembra que sua carreira musical é recente. A primeira apresentação foi em 2017 e, em 2018, decidiu viver apenas da música. O sucesso veio com a internet.
"A internet foi a virada de chave. Hoje tenho mais de três bilhões de visualizações. No mês passado foram 100 milhões. A internet me levou para o Brasil todo", afirma.
Mesmo com repertório inicialmente baseado em covers, ele conquistou público fiel. "Fiz meu primeiro show com casa lotada. Eu já era conhecido antes de ter banda. Hoje faço shows de Porto Velho a Porto Alegre, sempre com a casa cheia. Agora estamos incluindo músicas próprias", explica.
Baile especial para a Melhor Idade
A apresentação em Cascavel fez parte da agenda de shows no Paraná. "É um lugar muito especial. É a quarta vez que passo por aqui. Hoje estou aqui, sábado estarei em Maringá e domingo volto para Cascavel, no Arizona", disse Pasa.
Assis e Nair Ventorin Gurgacz, anfitriões do espaço, fizeram questão de prestigiar o cantor.
"Ele vai todo ano no meu aniversário em Camboriú. É meu amigo, gosto da música que ele canta. Faz lembrar os anos passados", destacou Nair, presidente da Fundação Assis Gurgacz.
"A ligação é muito estreita. Não podia ser diferente para animar o baile de encerramento do ano. Trouxemos o Valdir para animar essa galera", reforçou Assis Gurgacz, reitor do Centro Universitário FAG.
Para Pasa, a energia do evento é única. "A alegria não pode faltar. A entrega precisa ser grande. Faço meu show como se fosse o último."
Retorno ao rádio e música nova
Valdir está retomando a carreira no rádio com um programa semanal na Rádio União de Toledo, sempre aos domingos, das 11h às 13h.
"É uma volta ao rádio. O ‘Bailão do Valdir Pasa’ tem meu repertório e gravações ao vivo. Está dando muito certo. Fico feliz em fazer parte desse projeto."
Foi na Rádio União que ele lançou sua nova música de trabalho.
"É uma música que gravei recentemente. Ainda nem mandei para as rádios. Lancei com exclusividade na União no domingo passado: ‘A Fofoca’. Ela fala daquela fofoca que roda pela cidade dizendo que a gente se envolveu…", brincou o artista, encerrando com um trecho da canção.
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Deivid Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642