Toledo inaugurou, nesta quarta-feira (12), o "Jardim da Mulher" no Parque do Povo - Luiz Cláudio Hoffmann. O espaço, que antes se chamava Jardim de Versalhes, foi revitalizado e agora é dedicado ao bem-estar e à convivência das mulheres e suas famílias.
A secretária da Mulher, Elaine Bombardelli, explicou que a ideia surgiu da necessidade de resgatar a beleza e o significado do local.
"Com o tempo, o jardim perdeu aquele aspecto bonito que tinha quando foi criado. Então tivemos a ideia, na Secretaria da Mulher, de plantar lavandas e transformar o espaço em um ambiente de lazer e acolhimento. Que as mulheres venham aproveitar o gramado, o vento gostoso e se sintam bem aqui", disse Elaine.
A assinatura do decreto que oficializa o novo nome marcou o início de uma nova fase para o espaço, que passa a ser um ponto de descanso, convivência e autocuidado dentro do parque. As lavandas plantadas por todo o local remetem à sensação de tranquilidade e relaxamento.
"A lavanda simboliza calma e paz. A cor lilás e o perfume dela transmitem leveza. E o mais bonito é que quem vier aqui pode colher uma florzinha e levar esse significado de paz para casa", acrescentou a secretária.
As mudas utilizadas no lavandário fazem parte do Projeto Florir, coordenado por Paulo Esdras Ramos da Silva, que atende jovens em situação de vulnerabilidade social.
"O Projeto Florir é voltado a adolescentes de 3 a 17 anos de todos os bairros do município, inclusive dos distritos. As lavandas que vemos plantadas aqui passaram por esse projeto, nós cuidamos delas até chegarem ao destino final, aqui na praça", explicou Paulo.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Carolina Barufatti | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642