Cotidiano

EUA podem negar vistos a pessoas com obesidade, diabetes e outras doenças crônicas

regra também atinge candidatos com doenças cardíacas, câncer e transtornos mentais


Imagem de Capa

Fotos Públicas

O governo dos Estados Unidos passou a permitir que vistos de residência sejam negados a pessoas com doenças crônicas, como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, respiratórios, câncer e transtornos mentais. A nova diretriz foi enviada pelo Departamento de Estado a embaixadas e consulados norte-americanos em todo o mundo.

Segundo o documento, o objetivo é evitar a entrada de imigrantes que possam representar altos custos para o sistema de saúde público. A regra orienta que os funcionários consulares avaliem a possibilidade de o solicitante vir a dependender de benefícios sociais nos EUA.

Até agora, a triagem médica exigida nos pedidos de visto focava apenas em doenças transmissíveis, como tuberculose, além da verificação do histórico de vacinação. A nova medida amplia significativamente o escopo da análise de saúde.

A informação foi revelada pelo site KFF Health News e confirmada pela Fox News. Em entrevista, o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Tommy Pigott, defendeu a decisão:

"O governo Trump está colocando os interesses do povo americano em primeiro lugar. Isso inclui políticas que garantam que o sistema de imigração não seja um fardo para o contribuinte americano", afirmou.

Exército dos EUA também adota linha dura contra obesidade

A política de restrição de vistos não é um caso isolado. No final de setembro, o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, anunciou medidas rigorosas contra militares acima do peso, incluindo demissão para quem não atingir os padrões exigidos.

"É completamente inaceitável ver generais e almirantes gordos nos corredores do Pentágono. A era da aparência pouco profissional acabou", declarou Hegseth ao lado do ex-presidente Donald Trump.

A partir de janeiro de 2026, todos os membros das Forças Armadas norte-americanas deverão passar por dois testes físicos por ano, além de exames para medir a circunferência da cintura.

Antonio Mendonça/ Catve.com/ Metrópoles

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano