A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados promoveu, nesta terça-feira (11), em Brasília, uma audiência pública para discutir as consequências econômicas, urbanas e logísticas da circulação de veículos de carga em Foz do Iguaçu que operam fora do Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT).
A mediação foi conduzida pelo deputado Toninho Wandscheer, parlamentar paranaense que propôs a reunião. Segundo ele, a ausência de uma regulamentação específica para veículos que circulam fora do tratado tem gerado diversos entraves operacionais, além de impactos na mobilidade urbana e riscos à segurança viária em Foz do Iguaçu, cidade que é ponto estratégico do comércio entre Brasil, Paraguai e Argentina.
O acordo é um tratado firmado entre países da América do Sul que regulamenta o transporte rodoviário internacional de cargas e passageiros. O objetivo é harmonizar normas administrativas, reduzir barreiras burocráticas e aduaneiras e garantir segurança jurídica e operacional para o transporte entre fronteiras.
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642