Catve
O novo levantamento do LIRAa levou boa notícia para Toledo, já que o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti caiu pela metade em relação a 2024. Mesmo assim, o resultado ainda preocupa.
Toledo registrou 1,9% no Índice de Infestação Predial. Moradora do bairro com maior índice detectado, Dona Inês notou a diferença.
"Até que diminuiu bastante, pelo menos em casa. Então não dá para falar que tá aquela infestação de mosquito, né?" explicou Inês Gomes.
A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 5 de novembro, com a vistoria de cerca de dois mil e quinhentos imóveis em todos os bairros da cidade. Porém, com a implantação das ovitrampas, o levantamento do LIRAa passa a ser feito apenas uma vez por ano.
"É feito o monitoramento por meio da postura dos ovos da fêmea, porque essa armadilha é colocado uma paleta e aí o mosquito deposita os ovos, e é levado essa paleta para o setor para analisar e contar esses ovos", explicou o diretor vigilância em saúde, Joel José Palma Junior.
Com as altas temperaturas e as chuvas de verão, a recomendação da Secretaria de Saúde é clara: eliminar qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito da dengue.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Carolina Barufatti | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642