Cotidiano

Iniciam as rematrículas da Rede Municipal de Ensino em Cascavel

Prazo será até dia 21 de novembro


Catve

Está aberto o calendário de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2026. A orientação aos pais e responsáveis é que fiquem atentos às datas, especialmente para as vagas relacionadas à educação infantil.

Grande parte do processo de matrícula e rematrícula deve ser realizado online. Os pais devem acessar a Área do Aluno  preencher o cadastro e anexar documentos solicitados.

Desta segunda-feira, 10 de novembro, até o dia 21 estão sendo realizadas as rematrículas de alunos que vão permanecer na mesma instituição. O prazo serve para a transição dos alunos do 5º ano da rede municipal para o 6º ano da rede estadual.

Entre os dias 24 e 28 de novembro, de forma presencial, serão feitas as matrículas dos alunos da lista de espera do Infantil III, conforme o direcionamento do cadastro, nas instituições indicadas, e também as matrículas das crianças do Infantil V e do 1º ano atendidas pelos Centros de Educação Conveniados.

As novas matrículas nos Cmeis seguem o mesmo cronograma para famílias chamadas pela lista de espera do Cadastro que recebem orientação individual, são mais de duas mil vagas sendo chamadas.

O Cadastro de Espera de Vaga Escolar ficará aberto de 1º a 12 de dezembro na Área do Aluno. Pais ou responsáveis que não concordarem com o direcionamento poderão solicitar transferência para outra escola.

As crianças que vão completar 4 anos até 31 de março de 2026, e ainda não têm cadastro, podem ser inscritas diretamente na Secretaria Municipal de Educação.

O calendário escolar de 2026 pode ter a inclusão do dia 7 de novembro de 2026, um sábado, como dia letivo. A intenção será cumprir com os 200 dias exigidos pela lei de diretrizes e bases da educação nacional, sincronizando o início do calendário da rede municipal, até então marcado para o dia 4 de fevereiro, com o calendário da rede estadual, onde as aulas começarão no dia 5.

Apesar de ser uma proposta, a iniciativa é vista com contrariedade pelo sindicato dos professores da rede pública de ensino, o Siprovel, que alega que o transporte no sábado não estaria disponível, ficando a cargo das famílias e prejudicando quem depende do transporte escolar, principalmente na área rural.

Confira os detalhes no vídeo:


Reportagem por Patrícia Cabral | Jornal da Catve

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano