Cotidiano

Chuva acima da média obriga a abertura de vertedouro da Itaipu Binacional

Justificativa do procedimento está no uso da energia solar


Imagem de Capa

Catve

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é a maior geradora de energia renovável do planeta. As calhas do vertedouro ficam fechadas, mas na última manhã de domingo (9) a calha da direita é aberta. A abertura é por questão de segurança.

Segundo o gerente do departamento de operações do sistema da Itaipu Binacional, Rodrigo Pimenta, a abertura se faz necessária para poder controlar o nível do reservatório, mantendo dentro dos limites operacionais preservando a segurança da barragem.

"Ao longo da semana tivemos sucesso em aproveitar todo o montante adicional de água que chegou ao nosso reservatório e fizemos o controle aumentando o fornecimento de energia ao Brasil e ao Paraguai. No domingo, não tivemos sucesso devido à baixa demanda", relatou Rodrigo Pimenta.

Um guia de turismo que apresentava aos turistas a engenharia da hidrelétrica registrou a água do lago de Itaipu transbordando pelo vertedouro. A direção da binacional ainda explicou que a abertura de uma das calhas do vertedouro se deu por causa das chuvas acima da média.

Foram quase dois anos que o vertedouro da Usina Hidrelétrica de Itaipu não era aberto, no dia 13 de dezembro de 2023 foi a última vez que o procedimento foi realizado. O intervalo de 696 dias sem uso operacional do vertedouro é o maior registrado da Itaipu.

O vertedouro foi aberto na manhã de domingo e a tarde foi fechado. A justificativa do procedimento está no uso da energia solar. Somente o lado direito da calha, verteu aproximadamente 700 mil litros d’água por segundo, equivalente a metade da vazão média das Cataratas do Iguaçu.

Confira os detalhes no vídeo:


Reportagem por Renan Gouvêa | Jornal da Catve

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano