Imagem: Ari Dias/AEN
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste sábado (8) que os estudantes do Paraná que foram impactados pelo tornado terão direito à reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão ocorre após a suspensão da aplicação em Rio Bonito do Iguaçu, um dos municípios mais atingidos pelo fenômeno climático.
"Acompanho cada etapa para aplicação do Enem amanhã, em todo o Brasil, atento às regiões afetadas pelo tornado e às ações para garantir que nenhum participante seja prejudicado.", escreveu o ministro em publicação no X.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Camilo reforçou o compromisso do MEC com os estudantes atingidos. "Deixo um recado claro: nenhum inscrito no Enem será prejudicado por conta dos acontecimentos no Paraná. Eles terão o direito de fazer uma reaplicação numa data que será anunciada pelo Inep", afirmou.
Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu foi classificado como de categoria F2 na escala Fujita, com ventos entre 180 e 250 km/h. No entanto, há indícios de que, em alguns pontos, as rajadas ultrapassaram essa marca, o que elevaria a classificação para F3.
O fenômeno foi provocado por um sistema de baixa pressão atmosférica que se formou entre o Paraguai e o sul do Brasil, associado a uma frente fria impulsionada por um ciclone extratropical. Essa combinação deu origem a uma supercélula, que resultou no tornado responsável pelos estragos severos na região.
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642