Cotidiano

Feira de Ciências do Colégio FAG movimenta comunidade escolar após meses de trabalho e estudo

Pais estiveram presentes acompanhando os trabalhos dos alunos


A Feira de Ciências do Colégio FAG é resultado de meses de pesquisa e dedicação. Desde março, os alunos se dividiram em grupos para investigar temas ligados à sustentabilidade, inovação e tecnologia. Nesta edição, o evento cresceu: além dos estudantes do Fundamental 2 e da primeira série do Ensino Médio, os alunos do 4º e 5º anos também participaram, apresentando seus projetos inteiramente em inglês.

Para a pró-reitora administrativa Jaqueline Gurgacz, o envolvimento dos estudantes é motivo de orgulho. "A empolgação deles é visível. Passei por uma estante em que a mãe contou que o filho está focado no projeto há três meses. Queremos justamente isso: estimular o pensamento crítico, tirar do computador e do celular e aproximar da ciência. Os trabalhos estão maravilhosos", afirmou.

O diretor do colégio, Gabriel Paiva, destacou a evolução acadêmica: "Esta terceira edição reúne mais de 90 trabalhos. Nos 4º e 5º anos, tudo é apresentado exclusivamente em inglês. Do 6º ano à primeira série do Ensino Médio, os projetos exigiram uma produção acadêmica mais robusta. O resultado está aqui: pais felizes e a comunidade escolar entendendo o trabalho pedagógico desenvolvido."

As professoras Diullye Miola e Evelin Muller, que acompanharam todo o processo, celebraram o empenho das turmas. "Foram cerca de nove meses de pesquisa e dedicação. É gratificante ver o envolvimento dos alunos e o apoio das famílias. É um sentimento de dever cumprido", apontaram.

Os projetos foram avaliados por uma comissão de professores e especialistas. Os temas variaram entre estudos sobre o corpo humano, energia e produção de biocombustíveis sustentáveis.

Entre os trabalhos, o estudante Ravi Francisco Sales dos Santos, do 9º ano, apresentou a produção de bioetanol retificado. "É um etanol mais sustentável e limpo. Não é só estudar, é preciso dominar o processo. É difícil, mas tivemos muita dedicação", explicou.

Já Benjamin Jorge, também do 9º ano, contou sobre o projeto de meteorologia: "A feira é muito educativa. A gente aprende muita coisa e mostra novidades para as pessoas. Queremos sair campeões."

Os pais acompanharam tudo de perto e demonstraram orgulho pelo desempenho e aprendizado dos filhos.

O resultado dos trabalho foram divulgados após a avaliação dos jurados. Os prêmios foram para trabalhos do 6° ao 9° ano e primeira série do ensino médio.

Confira detalhes no vídeo:

Caio Vasques e Diego Hellstrom/Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano