A proposta da Secretaria Municipal de Educação prevê que o sábado, dia 7 de novembro de 2026, seja incluído no calendário letivo do próximo ano em Cascavel.
Segundo a pasta, a medida atenderia à exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que determina o cumprimento mínimo de 200 dias letivos. No entanto, o Sindicato dos Professores Municipais (Siprovel) é contra a ideia.
"Primeiro porque a gente desconsidera, aliás, a gente considera um absurdo com as comunidades que vivem na zona rural ter um dia de aula no sábado, mas sem o transporte escolar", afirma a presidente do sindicato, Gilsiane Quelin Peiter.
De acordo com o Siprovel, a justificativa da Secretaria seria evitar custos extras com o transporte escolar, ao sincronizar o início das aulas municipais com o calendário da rede estadual.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação esclareceu que "encaminhou às instituições de ensino da Rede Pública Municipal a minuta do Calendário Escolar de 2026, com o objetivo de receber contribuições e sugestões para sua finalização.
As instituições poderão enviar suas contribuições por meio do formulário disponível no link veja aqui até 19 de novembro de 2025, ao meio-dia. Após esse prazo, as proposições serão analisadas quanto à possibilidade de atendimento.
A Secretaria esclarece que não há qualquer obrigatoriedade em relação à realização do sábado letivo mencionado no documento. O ofício encaminhado às unidades tem caráter consultivo solicitando apenas que as escolas realizem uma votação interna para manifestar sua preferência. Trata-se exclusivamente levantamento de sugestões, visando ouvir a Rede e consolidar uma proposta construída coletivamente.
Importante destacar que, caso a instituição não tenha contribuições a apresentar, deverá registrar essa informação no próprio formulário."
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642