Catve
50 colégios do Paraná vão passar por consulta para implantação do modelo cívico-militar. Entre eles, o Colégio Estadual Andreia Neres dos Santos, de Cascavel.
A lista foi divulgada pelo Governo do Estado e conta com 50 colégios de 34 municípios. Eles vão participar de uma consulta pública para decidir se o modelo vai ser aderido ou não.
Todos os colégios da lista foram escolhidos porque atendem a alguns critérios. A coordenadora do Departamento de Programas para a Educação Básica (DPEB) da Seed-PR, Cristiane Jakymiu, explicou que os critérios foram observados. "Por exemplo, não pode ter noturno, não pode ter dualidade administrativa, não pode ter EJA, se for escola do campo, não pode ter menos de 150 estudantes", disse.
Antes, os colégios de ensino em tempo integral ficavam fora da permissão para se tornar cívico-militar, mas agora, o Governo do Paraná determinou que eles também podem participar da consulta pública.
O Colégio Estadual Andreia Neres dos Santos, que fica no bairro Riviera, atende cerca de 600 alunos e vai passar pela consulta. "Na região de Cascavel, nós temos três instituições: Colégio Alberto Santos Dumont, no município de Cafelândia. O Colégio Paranaguá, no município de Vera Cruz do Oeste. E o Colégio Andreia Neres, no município de Cascavel", contou a coordenadora.
A consulta começa no dia 17 de novembro e termina no dia 18, às 22h. "Caso alguma escola não consiga atingir o coro até às 22h do dia 18, nós abriremos no dia 19, até às 12h, também para a consulta", completou.
Quem pode votar são os pais ou responsáveis de estudantes das instituições e estudantes acima de 18 anos, além dos professores e funcionários das escolas.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Patrícia Cabral | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642