Cotidiano

Moradores do XIV de Novembro reclamam da falta de água no bairro

Problema é frequente e atrapalha a rotina da população


Catve

Moradores do XIV de Novembro, em Cascavel, reclamam da falta de água no bairro. O problema é frequente e acaba atrapalhando a rotina da população.

Segundo os moradores, em 2024, as faltas eram pontuais, mas, agora, isso acontece praticamente todos os fins de semana.

Sem abastecimento, no fim de eles não tem água para nada. Nem para lavar a louça.

Do fim de sexta-feira até o início da madrugada de segunda-feira, os moradores da parte alta do bairro XIV de Novembro ficam sem água. E, quando finalmente o abastecimento começa a voltar, fica em sistema de baixa pressão.

Os moradores reclamam da situação. Na casa de José Chimello, a quantidade máxima de água que sai da mangueira é bem pequena. Há mais de 20 anos ele mora no bairro e sempre teve problema de falta de água.

Na rua Eduardo Agostinho e na rua da Amizade são quatro adutoras, que passam por regulação, por manutenção. Mas, que não conseguem suprir o abastecimento.

E mesmo assim, com falta de água, a fatura continua chegando, e cada vez mais alta.

O gerente regional da Sanepar, Rodolpho Savelli, foi questionado sobre a causa desse problema de baixa pressão. Ele explicou que a instalação de um equipamento foi feita para acompanhar a pressão ao longo do dia. "A gente deixou isso por sete dias. E nós identificamos que, no sábado, existia realmente uma baixa pressão no monitoramento que nós realizamos", disse.

Rodolpho explicou que, a partir disso, algumas ações estão sendo realizadas para regularizar o abastecimento. "Então nós estamos fazendo ajustes nos equipamentos que bombeiam água para a região do XIV de Novembro, e nós estamos fazendo também algumas interligações para melhorar o abastecimento. A gente acredita que, com essas ações, em cerca de 30 dias deve normalizar o abastecimento", comentou.

Ele também disse que uma série de fatores pode provocar a baixa pressão, como aumento de temperatura, aumento de consumo, aumento de demanda e, até mesmo, um possível vazamento oculto.

Confira os detalhes no vídeo acima.


Reportagem Deivid Souza e Patrícia Cabral | CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano