A Defesa Civil de Cascavel alerta moradores do bairro Santo Onofre sobre a presença de um enxame de abelhas em uma árvore localizada em frente à Escola Municipal Hermes Vezzaro. Os insetos estão abrigados em um oco do tronco, e o local foi sinalizado com uma placa de aviso para que a área seja evitada.
"No dia 24, recebemos a comunicação de um morador sobre um enxame em uma árvore em frente à escola. A equipe foi até o local, identificou o ponto e colocou uma placa alertando sobre a presença das abelhas, para que as pessoas mantenham distância e evitem barulhos ou qualquer interferência, o que não é recomendado", explicou Nei Haveroth, coordenador da Defesa Civil de Cascavel.
A retirada do enxame será realizada em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), já que há risco de a árvore precisar ser cortada durante o processo.
"Para remover o enxame, talvez seja necessário cortar a árvore, e isso exige uma avaliação técnica. Também precisamos considerar que é uma área escolar, então o serviço deve ocorrer em um momento seguro, provavelmente em uma sexta-feira à tarde, após o expediente, para aproveitar o fim de semana sem aulas. Dependendo da reação das abelhas, pode ser necessário isolar um trecho maior da via pública", completou Haveroth.
Segundo a Defesa Civil, o enxame está no local há cerca de dois anos e não há registros de ataques ou incidentes até o momento.
Desde janeiro, o órgão recebeu 1.119 chamados para a retirada de insetos, sendo 1.070 enxames de abelhas removidos apenas neste ano. Após a captura, as abelhas são entregues a apicultores do município, que fornecem as caixas e fazem o manejo adequado.
"Os apicultores fornecem as caixas e nós transferimos os enxames para eles. Atualmente temos cerca de 50 a 60 pedidos represados, referentes a casos mais complexos, como enxames em árvores ou em locais de difícil acesso, que exigem um estudo e preparo maiores", finalizou o coordenador.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642