Cotidiano

Movimento intenso nos cemitérios de Cascavel antes do Dia de Finados

Moradores antecipam visitas e comerciantes se preparam para o feriado; previsão é de chuva no fim de semana


A sexta-feira (31) foi movimentada nos cemitérios de Cascavel, com muita gente se antecipando às homenagens de Finados, já que a previsão é de chuva no fim de semana.

No Cemitério Jardim da Saudade, no bairro Guarujá, barracas foram montadas e comerciantes se preparam para receber o público. Foi o primeiro ano de trabalho de Jaqueline de Paula no local.

"Trouxemos um docinho para o pessoal, um salgadinho, um café... nesse momento que às vezes pode ser mais difícil", contou a comerciante.

A ambulante Graciela Presotto da Rocha, que já trabalha há quatro anos no Guarujá, também está otimista.

"Estamos esperando que seja bom. Mesmo com a chuva, o pessoal sempre vem. Sempre dá pra vender um pouco", disse.

A estrutura para a celebração das missas também está quase pronta. Muitas pessoas aproveitaram o dia para limpar e organizar os túmulos. A aposentada Vilma Albuquerque adiantou o serviço.

"Quando chega o fim de semana, só venho pra missa. Se deixar pro dia, que tá cheio de gente, não dá", explicou.

No Cemitério Central, o movimento também foi grande. Algumas barracas já atendiam os visitantes. O comerciante Jacó José, que trabalha no mesmo ponto há 15 anos, segue confiante.

"Com pamonha e milho verde, né? Sempre é bom. A expectativa é boa."

Quem mora fora também aproveitou para visitar antes. A corretora de imóveis Katia Portes veio de Maringá para cuidar do túmulo da família.

"Nem todo ano consigo vir no Finados. Esse ano deu certo, então viemos deixar tudo limpinho", contou.

A estrutura para as missas deste ano foi montada em frente ao portão central do cemitério, por causa das obras de ampliação dos jazigos subterrâneos. Serão três celebrações no domingo (2): às 9h e 16h no Cemitério Central; às 7h e 17h no São Luís (São Cristóvão); às 9h no Cristo Redentor (Guarujá); e às 16h no Jardim da Saudade, também no Guarujá.

O transporte público será gratuito no domingo, por meio do projeto Passe Livre. A linha 360, que atende o Cemitério Central, terá um ônibus extra das 8h às 17h. Segundo a Transitar, haverá veículos reservas nas garagens para reforçar o serviço caso o movimento aumente.

Mesmo com a previsão de chuva, a expectativa é de grande público nos cemitérios da cidade.

"Nossas equipes têm trabalhado nos últimos 30 dias para deixar tudo bem organizado, não só nos quatro cemitérios da área urbana, mas também nos 28 do interior", afirmou Rômulo Quintino, superintendente da Acesc.

A orientação do município é para que os visitantes evitem o uso de recipientes que possam acumular água da chuva, a fim de prevenir criadouros do mosquito da dengue.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano