Cotidiano

Anvisa proíbe duas substâncias usadas em esmaltes e unhas em gel por risco à saúde

Medida alinha o Brasil aos padrões de segurança da União Europeia


Imagem de Capa

Reprodução | TV Cultura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu duas substâncias usadas em esmaltes e unhas em gel por risco à saúde.

As empresas têm noventa dias para retirar os produtos do mercado. A medida alinha o Brasil aos padrões de segurança da União Europeia, que baniu os ingredientes em setembro.

O TPO e o DMPT, responsáveis por endurecer o gel e dar brilho às unhas, foram associados a risco de câncer e infertilidade.

A fabricação e importação estão proibidas de imediato e, em até 90 dias, a comercialização deve ser encerrada. Após o prazo, as empresas terão que recolher o que restar.

Segundo a Anvisa, esses produtos também podem causar reações alérgicas e enfraquecer as unhas.

O alerta não é só para quem usa — mas principalmente quem trabalha com esmaltação em gel. As manicures têm contato direto e diário com os produtos, e por isso estão mais expostas aos efeitos tóxicos.

Para garantir a segurança tanto dos profissionais quanto dos clientes, os salões devem trocar as linhas antigas por produtos reformulados.

TV Cultura | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano