Cotidiano

Cascavel vai elaborar um novo plano de segurança para a barragem do Lago Municipal

O existente é de 2023 e precisa de adequações


Catve

O plano de emergência é exigido pelo Instituto Água e Terra (IAT) e deve estar dentro do plano de segurança para a barragem do Lago municipal de Cascavel.

Um plano de segurança da barragem já existe. Ele foi elaborado pela Sanepar em 2023, por conta do convênio de desassoreamento.

O plano de ação emergencial terá em torno de 13 itens. Será elaborado por uma equipe técnica que já está definida em uma lista que inclui engenheiros, zoologistas, mestres em conservação, engenheiros civis, biólogos, geólogos e topógrafos. Muitos deles que atuam em barragens como da Vale do Rio Doce.

"Depois que tiver um plano de segurança já desenvolvido vai ter que instalar as sirenes, capacitar a população...", explica a Secretária de Meio Ambiente, Beatriz Bertoglio. Ela ainda disse que o Parque Tarquínio também será contemplado.

A previsão de prazo também está definida: "Nós estamos trabalhando na questão de organizar a papelada, a documentação. Nós estamos nessa fase, que a gente imagina que, até o final do ano, a gente consiga concluir, para que em 2026 a gente comece o desenvolvimento. E a previsão de entrega é 12 meses", disse a Secretária.

A história da barragem é longa. Em 2022 foi formada a Comissão Intersetorial de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do lago, que não existe mais. Em 2023, a justiça chegou a determinar a retirada de mais de 400 árvores, mas, de acordo com a secretaria, não será necessária essa quantidade. Isso, inclusive, será determinado pelo novo projeto.

Ainda no fim de 2023, começou um cadastramento das residências que estão na área identificada como mancha de inundação em caso de rompimento. Isso também deve ser refeito no futuro.

Confira os detalhes no vídeo acima.


Reportagem Patrícia Cabral | CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano