Imagem: Divulgação/Redes Sociais
Lobo-guará foi avistado caminhando calmamente no início da trilha dos arenitos, no Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, na manhã desta segunda-feira (27). O registro, feito por uma colaboradora do parque, chamou a atenção de visitantes e funcionários que estavam no local.
O animal, que está na lista de espécies ameaçadas de extinção, já foi visto em outras ocasiões no parque — uma área de preservação ambiental que serve de refúgio para diferentes espécies da fauna nativa.
O animal é conhecido por seu comportamento discreto e não representa risco aos visitantes. A recomendação, caso alguém o aviste, é manter distância e avisar a equipe do parque.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o lobo-guará é classificado como "vulnerável" à extinção. Estima-se que existam cerca de 14 mil indivíduos da espécie no país, com maior concentração no Cerrado e em áreas de transição de biomas.
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642