Imagem: Prefeitura de Cascavel
O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu a licença ambiental que autoriza o início da primeira fase da revitalização do Território Verde, em Cascavel, no Oeste do Paraná. A obra contempla a requalificação do entorno do Lago Municipal do Parque Ambiental Paulo Gorski, uma das maiores florestas urbanas do País, área com 114 hectares (cerca de 120 campos de futebol). O investimento nesta etapa é de R$ 15,4 milhões.
A Licença Ambiental Simplificada (LAS) foi confirmada na semana passada após uma avaliação detalhada do projeto por parte do órgão ambiental, que identificou a necessidade de ajustes técnicos para adequação às diretrizes ambientais. O projeto inicial previa, por exemplo, o uso de espécies exóticas e lixeiras sem proteção contra o acesso de animais silvestres, além de estruturas sobre a crista da barragem. Todas essas questões foram revistas e aprimoradas para assegurar a conservação da fauna, da flora e a integridade da barragem.
Entre as intervenções que serão executadas neste momento estão obras de infraestrutura, segurança e convivência no local, com foco na acessibilidade, segurança e educação ambiental. O projeto é conduzido pelo Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), vinculado à prefeitura. Segundo a proposta, serão criadas áreas de descanso e contemplação; revitalização da pista de caminhada; instalação de totens educativos; bancos; portais; lixeiras; postes de iluminação; e câmeras de segurança.
As outras fases, que incluem estruturas mais complexas, como espaços gastronômicos, devem ser analisadas futuramente, mediante novos debates com a comunidade e avaliações ambientais específicas. O orçamento total do projeto é de R$ 45 milhões.
De acordo com a gerente regional do IAT em Cascavel, Marlise da Cruz, a emissão da licença ambiental marca uma nova etapa no uso sustentável do espaço. "Esse complexo de lazer é um dos maiores do Sul do Brasil, com 114 hectares, que abrangem o lago, a flora, a fauna e o zoológico, formando uma área espetacular de mata nativa em plena região central de Cascavel. É um espaço profundamente ligado à história da cidade", afirma.
"Com o planejamento dividido em fases, o novo Território Verde busca unir desenvolvimento urbano e conservação ambiental, promovendo uma relação mais sustentável entre a cidade e seu principal patrimônio natural", destaca Marlise.
ZOOLÓGICO - Também na semana passada, o IAT concedeu a primeira licença ambiental da história do Zoológico Municipal de Cascavel, complexo que funciona há 46 anos no município.
Além de fortalecer a gestão ambiental, a regularização amplia ainda as possibilidades de parcerias e investimentos, o que favorece o desenvolvimento de programas de conservação, educação ambiental e pesquisa científica. Com a licença emitida, o zoológico passa a ter novas oportunidades de captação de recursos e reconhecimento institucional, consolidando-se como referência regional em conservação da fauna e sensibilização ambiental.
Imagem: Prefeitura de Cascavel
AEN - Agência Estadual de Notícias | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642