O Aeroporto de Cascavel deve contar, em breve, com um novo equipamento para ajudar na regulação da carga de energia elétrica. O objetivo é melhorar as condições e aumentar a segurança nas operações.
A licitação para a compra de um RCC (Regulador de Corrente Constante) está marcada para o dia 30 de outubro, por meio de pregão eletrônico. O valor máximo previsto é de quase R$ 450 mil.
De acordo com a presidente da Transitar, Laura Rossi Leite, o equipamento é responsável por manter a corrente elétrica estável nos sistemas de iluminação da pista, como as luzes de balizamento, garantindo que a intensidade luminosa se mantenha mesmo diante de variações na carga ou falhas no circuito.
"Esse equipamento é um estabilizador de energia. Posso até dizer que ele funciona mais ou menos como um no-break, é uma comparação simples, mas que ajuda a entender. Ele mantém a energia estável para evitar picos, como os que às vezes percebemos em casa, que poderiam afetar o funcionamento da rede elétrica do aeroporto", explicou Laura.
Segundo a Transitar, o aeroporto já possui um RCC, mas o modelo atual é antigo. No ano passado, uma empresa chegou a vencer a licitação para a compra de um novo equipamento, porém não cumpriu o contrato.
A expectativa é que o novo regulador seja instalado apenas no próximo ano, já que o equipamento precisa ser fabricado sob encomenda.
"Não é um item disponível no mercado para pronta entrega. Ele exige especificações técnicas e é produzido sob medida. A partir da assinatura do contrato com a empresa vencedora, começa a contar o prazo para a entrega. Tivemos um problema no ano passado com a empresa contratada e agora estamos tentando solucionar com uma nova licitação", finalizou Laura Rossi Leite.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642