Foto: Reprodução | TV Cultura
Um artigo publicado pela revista "Nature" mostra que os cachorros podem desenvolver comportamentos semelhantes a vícios em relação aos brinquedos.
O estudo é da Universidade de Berna, na Suíça. Dos 105 cães analisados, 33 apresentaram fixação excessiva por um único objeto e falta de interesse em comer ou brincar com o dono quando o brinquedo era retirado.
Além disso, os animais fizeram repetidas tentativas de alcançar o brinquedo e permaneceram agitados por até 15 minutos após a remoção de todos os objetos.
"Os fatores principais que podem levar a um comportamento compulsivo são vários. Eu vou citar alguns deles, que seria confinamento, falta de outros tipos de rotina, de brincadeiras, falta de interação com o próprio tutor", explica Márcia Sonoda, veterinária especialista em comportamento.
Segundo a médica veterinária, o comportamento pode trazer prejuízos físicos e emocionais ao pet.
Nesses casos, a orientação é não reforçar o comportamento do pet. O treinamento certo e o equilíbrio na rotina ajudam o animal a entender que há momentos para brincar e momentos para relaxar.
Cultura
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642