Imagem: Catve.com
Rajada de vento que chegou a 110 km/h foi registrada em Cascavel, na tarde de quinta-feira (16), segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O fenômeno acompanhou o avanço de áreas de instabilidade provocadas pela formação de um cavado meteorológico entre o Sul do Brasil e países vizinhos.
De acordo com o Simepar, o cavado — uma região alongada de baixa pressão atmosférica — favoreceu o deslocamento de tempestades que se formaram no Paraguai, norte da Argentina e Santa Catarina, atingindo principalmente cidades próximas à fronteira, como Cascavel.
A ventania foi acompanhada de chuva e trovoadas isoladas. A velocidade registrada é considerada muito alta e próxima à observada em tempestades severas.
O meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, explicou que as condições de calor e umidade elevados criaram um ambiente favorável para temporais localizados.
Nesta sexta-feira (17), o tempo segue instável e abafado em todo o Paraná, com previsão de novas pancadas de chuva, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste. As temperaturas continuam elevadas, com máximas acima de 33°C em algumas cidades.
O Grupo CATVE de Comunicação possui diversas câmeras espalhadas por Cascavel e outras cidades do Paraná, onde é possível acompanhar o avanço da instabilidade.
Confira as rajadas nas demais cidades:
Imagens: Catve.com
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642