O secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, falou sobre a operação realizada em várias cidades do Paraná e que terminou com quatro mortes em Cascavel.
Ao todo foram cumpridos 43 mandados de prisão e 72 de busca e apreensão. Em toda a operação foram 43 pessoas foram presas e sete que morreram em confronto.
O objetivo das ações é desarticular organização criminosa responsável por controlar o comércio de drogas em cidades do Centro-Oeste do Paraná. Além do tráfico, o grupo também está envolvido em roubos cometidos em rodovias, na modalidade conhecida como "piratas do asfalto".
"Então o objetivo é a desarticulação do crime organizado. A mesma facção já confrontou com a polícia na semana passada, alguns foram presos, dois foram mortos em confronto. Mas era de uma facção de crime organizado que estava tentando tomar o território centro-oeste e foi por isso que a polícia trabalharam nessa operação", afirmou o secretário.
Com relação às mortes em confronto, o secretário explica que as operações acontecem de formas pontuais para evitar efeitos colaterais, no entanto acontecem esse tipo de situações.
"Eles confrontam, a gente vai com o intuito de realizar a prisão mas infelizmente ocorre esse tipo de reação que obriga os nossos policias a fazer o uso do equipamentos que tem a disposição", informou.
Com relação ao que aconteceu hoje em Cascavel, o secretário disse que é comum as pessoas apresentarem versões. Ele informou que as operações têm acompanhamento do Ministério Público e que é feito tem procedimentos instaurados para apurar as ações policiais.
"É natural que as pessoas apresentem essas versões. Infelizmente as famílias não tem culpa das pessoas que se envolvem muitas vezes no crime, é natural que tentem defender. Mas eu não vou fazer nenhum pré julgamento antes que se encerre o procedimento. O importante é que essa quadrilha foi desarticulada neste momento", finalizou.
O Coronel Valmir de Souza, comandante do 5° Comando Regional da Polícia Militar, falou especificamente sobre os trabalhos realizados em Cascavel. Na cidade foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e prisão.
"Nós tivemos hoje, infelizmente, quatro pessoas em óbito porque confrontaram com a polícia. Mas quando a gente analisa, outros dois se entregaram e foram presos. Mais um preso em flagrante por estar com armas".
O trabalho nesta manhã resultou em apreensão de armas, drogas, drones e equipamentos que impedem a comunicação de telefones que são utilizado em momentos de roubos, além de veículos apreendidos.
A Polícia Militar informou que os alvos de hoje tem passagens no setor policial, mas que a policial não leva em consideração o passado deles, mas sim o momento da ação.
"As investigações ainda estão em andamento, mas nós temos essa característica. Desse grupo que realmente se conheciam, inclusive dois deles moravam no mesmo condomínio."
Souza explica sobre o cumprimento do mandado de prisão.
"Todas as pessoas que tiveram hoje no confronto armado elas estavam relacionadas com mandados de prisão inclusive dessa operação de hoje. Se não me engano uma delas, que não estavam relacionada com esse mandado de prisão, mas as outras três tinham mandado de prisão justamente por conta disso".
O coronel explica que todas as questões com relação as abordagens e ações serão apontada nas oitivas policiais. Todo o trabalho da Polícia Militar é acompanhado pela Polícia Civil, Ministério Público e Corregedoria da Polícia Militar que fazem a avaliação de tudo relacionado ao inquérito.
"A família pode apresentar uma versão que for e isso vai ser verificado. Se as coisas estiverem tudo dentro do correto, o trabalho da Polícia Militar está isentado, tendo em vista tudo o que vai ser levantado na investigação, sendo no inquérito ou pela Corregedoria da Polícia Militar", afirmou.
Evelyn Antonio | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642