Cotidiano

Deslocamento de casa até o trabalho revela desigualdade social no Brasil, aponta IBGE

De acordo com o pesquisador da USP, as cidades foram planejadas para os carros


Imagem de Capa

Foto: Pexels

O modo como as pessoas se deslocam de casa até o local de trabalho reflete a desigualdade social no Brasil. A conclusão é de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo os números, enquanto brancos usam mais o automóvel, pretos utilizam mais o ônibus para fazer o trajeto: 42,9% das pessoas brancas usam o carro, contra 21% das negras, que se deslocam majoritariamente de ônibus 29,5%.

Quanto maior o nível de escolaridade, maior o uso de transporte privado. Entre quem tem menos estudo, o caminho é coletivo. O meio mais usado é o automóvel, seguido de ônibus, moto e caminhada.

Para muitos brasileiros, o ônibus ou o metrô não são uma escolha, são a única opção. E a cor da pele, o CEP e a renda ainda determinam quanto tempo cada um tem para viver, além do trabalho.

De acordo com o pesquisador da USP, as cidades foram planejadas para os carros, e não para as pessoas.

"A pesquisa mostra clareza que as cidades estão favorecendo deslocamentos privados motorizados, ou seja, carros e motos em detrimento do transporte público coletivo. Isso tem um impacto urbano bastante significativo, que deve ser considerado e que influencia inclusive na maneira como as pessoas escolhem se deslocar", afirma Daniel Santini.

Cultura

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano