Cotidiano

Cascavel institui Parque da Paz Nando em homenagem ao menino Fernando Lorenzo

Espaço será inaugurado no dia 25 de outubro e simboliza amor, conscientização e respeito à vida


Um espaço que nasce como sinal de amor, conscientização e respeito à vida. O Parque da Paz Nando Fernando Lorenzo está sendo construído na esquina da Avenida Piquiri com a Rua Tiradentes, no bairro São Cristóvão, em Cascavel. O local, conhecido como Praça do Maçom, está sendo revitalizado e vai receber um parquinho infantil, área de convivência e um monumento em homenagem ao menino Fernando Lorenzo, o Nando, que morreu em junho de 2024, após ser atropelado próximo à escola onde estudava.

Desde então, a mãe, Mônica Moraes de Souza, transformou a dor em movimento e conscientização sobre a segurança no trânsito. A inauguração do espaço será no dia 25 de outubro, às 9h, com a presença de autoridades, familiares e amigos.

"Hoje estamos realizando um desejo do Nandinho em vida, porque ele gostava desse parque. Essa pracinha, ele falava que era um mini bosque, que a energia daqui é muito gostosa. Então, conseguimos realizar um sonho do Nando depois da partida dele. E a sensação que carrego comigo todos os dias é que vou estar entregando algo que ele amava. Quando falo às crianças que o parquinho do Nando está quase pronto, elas sorriem, e é esse sorriso que imagino como se falasse para o meu filho: ‘Nando, o parquinho está pronto’", afirma Mônica.

Além de um local para brincar e conviver, o parque também traz um forte significado de amor às crianças e educação no trânsito. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O monumento escolhido para o espaço será uma estátua do Nando correndo atrás de um pássaro, símbolo da leveza e da conexão dele com a natureza.

"O Nandinho sempre cresceu em contato com a natureza e amava esse espaço. As árvores foram preservadas, os animaizinhos vão continuar aqui, e as crianças vão poder aproveitar. Dá pra ver a alegria delas", continua a mãe.

A inauguração do Parque da Paz marca um novo capítulo na história da família de Nando, um lugar para unir famílias, gerar sorrisos e manter viva a memória de um menino que espalhava luz por onde passava.

Mas a luta por justiça continua.

"Nada vai anular a dor que a gente sente, e isso jamais vai me parar na busca por justiça. Se hoje estamos prestando essa homenagem ao meu filho, é por causa de um ato egoísta e irresponsável. Que as pessoas sigam os bons exemplos que meu filho deixou, e que jamais repitam o que tirou a vida dele. Que ao passar por aqui entendam que nossas crianças merecem respeito e proteção. Esse é o espacinho que vai representar o Nando, amor, carinho e cuidado", finaliza Mônica.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano