A Festa da Padroeira de Cascavel, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, entra neste fim de semana em seu período de maior movimento, combinando celebrações religiosas, muita comida e atividades culturais. Além das tradicionais barracas de alimentação, o evento dedica um espaço de destaque ao artesanato, que se tornou um dos pontos mais visitados, com foco na solidariedade.
Quem cuida da barraca de artesanato são as catequistas da Catedral. O trabalho começa, religiosamente, com a oração, que lembra o objetivo principal da festa.
O grande movimento de público tem impulsionado a venda de peças exclusivas, feitas por artesãos locais. Entre os itens mais procurados, estão os terços personalizados, que se tornaram um sucesso de vendas.
Uma das artesãs responsáveis pela produção, Patrícia Laura Schaefer de Amorim, revelou que já foram vendidos mais de 300 terços desde o início da festa. O cliente tem a opção de personalizar o terço com o nome na hora e levá-lo pronto para casa.
Outra atração da barraca são as canecas personalizadas, que podem ser feitas na hora com o nome do cliente e o santo de devoção de sua escolha. O diferencial são as chamadas canecas mágicas: elas são pretas, mas, quando recebem água quente, revelam a imagem e a arte por completo, surpreendendo os visitantes.
Além de terços e canecas, a barraca oferece chaveiros, camisetas, quadros e imagens em gesso.
A barraca de artesanato permanece aberta durante todo o fim de semana, a partir das 8h30, acompanhando o auge da festa. A 73ª edição da Festa da Padroeira beneficia oito instituições sociais de Cascavel, sendo inteiramente realizada por centenas de voluntários.
O encerramento oficial da Festa acontece neste domingo (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, com a programação de missas, a consagração das crianças e a bênção final aos participantes.
Diego Hellstrom/Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642