Catve
A inteligência artificial é uma realidade nas fiscalizações de rotina da fronteira mais movimentada do país, em Foz do Iguaçu. O projeto da Receita Federal tem como objetivo expandir a tecnologia para outros pontos além da Aduana. O foco é combater diversos crimes.
Os corredores da fiscalização são sempre movimentados. Fechar os vidros do carro, driblar a fiscalização usando capacete ou até mesmo óculos escuros, a inteligência artificial reconhece.
Mais que reconhecer, a inteligência artificial é uma poderosa aliada, que acusa crimes que a pessoa cometeu. Em um caso, por exemplo, o piloto da moto estava passando mercadorias em moto com fundo falso, o que acendeu o sinal de alerta.
A Aduana da Receita Federal de Foz do Iguaçu é considerada a fronteira mais movimentada e vigiada do Brasil, cerca de 100 mil pessoas passam pelo local todos os dias. O próximo passo da Receita Federal é expandir o uso da inteligência artificial para outras regiões da fronteira.
No primeiro semestre de 2025, a Receita Federal em Foz do Iguaçu apreendeu quase R$ 280 milhões em mercadorias ilegais, sendo os eletrônicos e cigarros os itens mais comuns. Uma nova tecnologia está em desenvolvimento para auxiliar nas fiscalizações.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Renan Gouvêa | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642